LOJA MAÇÔNICA CASTRO ALVES Nº 4.226 REALIZA SESSÃO MAGNA COLABORATIVA DE COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS E DE HOMENAGEM AO GOB PELO BICENTENÁRIO

    Em 29 de outubro de 2022, às 10 h, em sala adaptada, nas dependências da Fortaleza de Santo Antonio da Barra Grande, gentilmente cedida pela Prefeitura de Guarujá, SP, a ARLS Castro Alves nº 4.426 realizou Sessão Colaborativa com as Lojas Florentino Diegues Gonçalves nº 2.691 e São João Humanitas nº 1.419 em comemoração, respectivamente, aos Jubileus de Estanho, Pérola e Vinho, ou seja, aos aniversários de fundação de 10, 30 e 70 anos, como também Homenagem ao Grande Oriente do Brasil por seu Bicentenário, presidida pelo Venerável Mestre Amauri Maciel.

    Presentes, entre outros, os Irmãos João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil; Márcio André Rodrigues Marcos, Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas para a 3ª Macrorregião Centro; José Nunes Dias Jr., Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo; Arli Amaro Vieira, Luiz Carlos Garcez Alves e João Carlos de Sá, Assessores Distritais; Antonio Coelho Jr., membro do Ilustre Conselho Estadual; Carlos Alberto Fernandes da Costa e Antonio Carlos Guttilla Marques, respectivamente, Veneráveis Mestres das ARLSs Florentino Diegues Gonçalves nº 2.691 e Aliança Fraternal nº 3.779; e Rafael de Souza Carvalho, Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Guarujá.

    A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está localizada entre a Praia do Góes e a Praia de Santa Cruz dos Navegantes, na cidade de Guarujá. Construída em 1584 para proteger a Vila de Santos contra das invasões piratas, foi projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina, De lá, soldados tinham visão estratégica e privilegiada de todas as entradas do porto e, assim, conseguiam intimidar os invasores com seus canhões. 

    Reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atualmente administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN. 

    O acesso à Fortaleza pode ser feito através de embarcações que partem da Ponta da Praia de Santos e pela Estrada Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Da fortificação, é possível apreciar a grandiosa orla de Santos e conferir a história do local e da região.

    Atualmente, a Fortaleza da Barra Grande é aberta ao público e funciona como museu histórico, cuja missão é promover a valorização e preservação do patrimônio cultural e memória histórica da cidade de Guarujá e do porto de Santos.

    Desfrutando da importância do local os presentes tiveram relatos históricos das três Lojas que colaboraram com a Sessão e participaram atentamente das homenagens realizadas pela ARLS Castro Alves.

    As Lojas Florentino Diegues Gonçalves e São João Humanitas foram homenageadas, respectivamente, pelos 30 e 70 anos de fundação. 

    O Irmão Rafael de Souza Carvalho, Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Guarujá, pelo seu empenho na cessão das dependências da Fortaleza para a realização da Sessão.

    O Grande Oriente do Brasil foi homenageado pelo seu bicentenário pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Castro Alves e pelas Lojas Maçônicas Castro Alves, Florentino Diegues Gonçalves e São João Humanitas.

Informações e Texto: João José Viana e Luiz Antônio Ferreira
Fotos: José Nunes Dias Júnior

 




Todo material de informação são enviados por membros da loja e/ou publicado somente com autorização dos responsáveis por ela. O Consciência Maçônica é um veículo de publicação Maçonico regular, se comprometendo com as boas práticas Maçônicas de filtragem e do conteúdo exposto como também a ética jornalista refenreciadas na AJESP.
Postagem Anterior Próxima Postagem