Em 18 de abril de 2019, às 20 h 30, no Templo da ARLS Estrela de Santos, o Sublime Capítulo Regional Luiz La Scala Jr., do Rito Moderno, realizou a tradicional Cerimônia de Endoenças, presidida pelo Sapientíssimo Márcio André Rodrigues Marcos.
Presentes 26 membros do Capítulo e os visitantes João José Viana e Vinicius Aurélio Constantino, membros do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil.
Na quinta-feira de Endoenças, Jesus ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Seder de Pessach, já que segundo esta dever-se-ia cear um cordeiro puro; com esse sangue, dever-se-ia marcar a porta em sinal de purificação, do contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Em tal livro se lê que não houve uma única família de egípcios na qual não haveria sido morto o primogênito, pelo que o Faraó os deixou sair do Egito e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o Faraó se arrependeu de tê-los deixado sair e Ordena a seu exército para que persigam os judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, o fechou, pelo que os egípcios se afogaram. Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.
Publicação e Fotos: Eminente Irmão João José Viana, Secretário Adjunto de Comunicação do GOB