Em 9 de abril de 2019, às 16 h, foi realizada a abertura da Primeira Exposição Itinerante do Museu Virtual da Cosipa, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, à Rua Frei Gaspar nº 280, Centro, São Vicente, gentilmente cedido.
Presentes, entre outros, Edson Santana do Carmo, Curador do Museu Virtual da COSIPA; João José Viana e Sandra da Silva Gomes, Membros do Conselho Diretivo do Museu; Paulo Eduardo Costa, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente; Capitão de Corveta Fabiano de Oliveira Carvalho, representando o Capitão dos Portos de São Paulo; Flávio Andrade, Presidente do GRABS, Grêmio de Reservistas da Aeronáutica da Baixada Santista; Murilo Pinheiro Lima Cypriano, representando o Clube 21 Irmãos e Amigos; Charles Fonseca Morais e Nivio Ramos Jr., representando o Informativo Movimenta Santos; Miguel Scandon Sanchez, representando a ONG Amigos da Água; José Nunes Dias Jr., representando o Grande Oriente do Brasil de São Paulo; e os Cosipanos Iranilda Brito Simões, Margarete Fernandes, Sandra da Silva Gomes, Suely Ribella, Arildo Arantes, Eduardo Duarte Soares, João Carlos Intrieri da Silva e Renê Folkowski.
Após a abertura do evento e saudadas as autoridades o Cosipano João José Viana sintetizou a história da empresa, Companhia Siderúrgica Paulista, empresa marcante pela sua importância para a região, para o Estado de São Paulo e para o Brasil, desde sua concepção em 21 de abril de 1951 até a privatização em 20 de agosto de 1993, detalhando alguns fatos pitorescos, como seus primórdios.
A ideia da fundação de uma siderurgia no Estado surgiu em 21 de abril de 1951, durante visita de engenheiros paulistas às instalações da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, a primeira siderúrgica integrada no Brasil. Idealizado pelo Engenheiro Plínio de Queiroz, a novel empresa tinha nome e localização quando ainda se encontrava no plano das ideias. Seria instalada em Cubatão e denominada Companhia Siderúrgica Paulista, sendo bem recebida, com apoio da Assembleia Legislativa e da imprensa. Percorrido longo caminho para a obtenção de recursos necessários, objetivando aquisição da área, realização do projeto e início das obras. Passo importante foi a aquisição da gleba de aproximadamente 70 alqueires, cerca de 4,1 milhões de m², em Piaçaguera, Cubatão, de propriedade de Adelino da Rocha Brites.
Importante destacar, dentre os 40 Maçons Cosipanos da região, a presença de João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação do Grande Oriente do Brasil; João Carlos Intrieri da Silva, ex-Venerável Mestre da ARLS 7 de Setembro; e Arildo Arantes, membro da ARLS Cidade de Praia Grande.